O consórcio é uma modalidade de compra programada baseada na união de pessoas, físicas ou jurídicas, que se reúnem em grupo a fim de formar poupança para a aquisição de bens. Ou seja, é um autofinanciamento, sem juros e 100% parcelado. Entenda:
Adesão ao plano
Para aderir a um plano de consórcio, o consorciado adquire uma cota e passa a integrar um grupo, formado por pessoas físicas ou jurídicas com o objetivo comum de adquirir um bem, seja ele móvel ou imóvel. O grupo estabelece as características e a duração do plano.
Pagamento das Parcelas
O crédito total da cota é parcelado no prazo de pagamento do plano. Periodicamente, os consorciados pagam suas parcelas, que formam o saldo de caixa para contemplar seus integrantes ao longo da vigência do grupo.
Contemplação
É o momento mais esperado, pois é quando o consorciado tem o direito de utilizar o crédito para realizar a sua aquisição. As contemplações ocorrem nas assembleias mensais, desde o início até o término do grupo e podem ser realizadas de duas formas: por sorteio, do qual participam em iguais condições todas as cotas adimplentes do grupo, e por lance, que é um percentual que o consorciado pode ofertar para aumentar suas chances de contemplação. O lance vencedor pode ser pago com recursos do consorciado ou com o próprio crédito da cota (conforme características do plano).
Aquisição do bem
Com o crédito contemplado, o consorciado pode escolher o bem que deseja adquirir, dentro da categoria do seu grupo (móvel ou imóvel). A carta de crédito equivale a dinheiro à vista, por isso, o consorciado tem maior poder negociação. A partir daí, ele deve continuar seus pagamentos até o encerramento do plano.
Encerramento do plano
É quando o consorciado encerra seus direitos e suas obrigações com o grupo, ou seja, teve o crédito do seu consórcio disponível e quitou todas as suas parcelas.